uploads/imagens/zap2.png

H1N1 chega à zona rural e causa morte na região de Piracicaba

Um homem de 57 anos, morador da zona rural de São Pedro, na região de Piracicaba, interior paulista, morreu com diagnóstico de H1N1, na tarde de sexta-feira (8). O paciente teve febre alta, vômitos e outros sintomas do vírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, a contaminação pelo H1N1 em área rural é rara, já que a gripe se espalha com mais facilidade em ambiente urbano, com maior concentração de pessoas. Por essa razão, a prefeitura aguarda o resultado de exames de sorologia para a confirmação da causa do óbito.

A vítima, Nelson de Jesus Gatti, também tinha problema cardíacos e passou mal em casa. Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, o homem foi levado para uma unidade de pronto-atendimento de Águas de São Pedro, cidade vizinha, e transferido para um hospital de São Pedro, mas não resistiu. De acordo com a prefeitura, é o primeiro caso diagnosticado de H1N1 na cidade.

Mortes

Em Piracicaba, cinco mortes por síndrome respiratória grave aguda foram confirmadas pela Secretaria de Saúde, mas os exames ainda devem indicar se o vírus causador é o H1N1. A cidade tem ainda 14 casos suspeitos. Em Limeira, na mesma região, cinco mortes em hospitais da cidade estão sendo investigadas por suspeita de relação com o H1N1. De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes apresentaram sintomas, mas os óbitos também podem ter sido causados por outros tipos de gripe, como o Influenza B ou o H3N2. Amostras foram enviadas para exames e os resultados saem em até 15 dias.

Leia mais clicando aqui.